domingo, 23 de fevereiro de 2014

Diz que é uma espécie de Boeuf Bourguignon....

Apesar desta vez eu ter feito uma experiência diferente neste prato, (utilizei vinho do porto, canela e anis), é uma variação do famoso boeuf bourguignon...que por outras palavras é um excelente prato de jantar de convivas. especialmente se houver pessoal mais novo, não só porque o prato é delicioso mas porque os mais pequenos vão entrar em competições para acertar com o nome correcto do famoso prato francês...e tentar soletra-lo e acabar por ser uma trapalhice pegada que tanto faz rir os mais novos como os mais velhos. Devo também dizer que este é um dos meus pratos favoritos, apesar que sempre que o faço, adultero sempre um pouco a receita original.
Uma dica em especial que eu deixo, é que quanto mais barato "rasca" for o corte de vaca, mais saboroso vai ser o resultado final, mas o tempo de cozedura será maior, o que ira permitir a proteína ganhar mais sabor. Outro factor importante é também utilizar um daqueles vinhos baratos de tasca...sim aqueles mesmos que qualquer apreciador de vinho foge a sete pés...portanto, na minha opinião esqueçam elitismos...(pronto, pronto se quiser impressionar aconselho a usar um vinho de borgonha...mas também baratinho). Aqui deixo então a receita, tendo como base o método de preparação utilizado por um dos meus maiores ídolos, Anthony Bourdain :

- 1 kg de carne de novilho para estufar, cortado em cubos de forma grosseira 
- Sal
. Pimenta preta moída
- 100 ml de azeite
- 4 cebolas fatiadas finamente
-  2 colheres de sopa de farinha
- 1 copo de vinho de borgonha ( eu utilizei desta vez vinho do porto só por curiosidade)
- 6 cenouras cortadas aos cubos
- 1 dente de alho
- 1 bouquet garni
- Um pouco de salsa picada
- também adicionei um pau de canela, malagueta desidratada e duas estrelas de anis, o que difere da receita original.



Modo de preparo:
- Temperar a carne de sal e pimenta, e em azeite bem quente corar bem a carne ( pouco de cada vez, pois o objectivo é só ganhar cor e não cozer).
- Depois de a carne estar corada por todos os lados, baixar o lume e refogar a cebola durante 10 minutos na gordura que restou no tacho onde foi corada a carne. Polvilhe a farinha e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione o vinho e raspe bem o fundo do tacho. Deixar ferver o vinho e reduzir ligeiramente.
- Coloque novamente a carne, o alho, a cenoura, a canela, o anis, a malagueta e o bouquet garni. Adicionar agua ou caldo de novilho até cobrir o preparado.
- cozinhar o preparado em lume brando durante 2 horas ou até a carne desfazer-se facilmente.

Como sempre espero que gostem e bom apetite.

Grau de dificuldade: Não dá muita luta
calorias: Já vai ter que tirar a ferrugem da bicicleta que está a tanto tempo parada na garagem.
Tempo: 2 a 3 horas


Sem comentários:

Enviar um comentário