quinta-feira, 26 de junho de 2014

Perna de cordeiro cozida em barro....Viemos da argila, tomamos á argila...

"Hoje vou encontrar-me com um cavalheiro
Ele gosta tanto de mim que até me podia comer
Partes moles e mesmo duras
Estão no menu

Porque tu és aquilo que comes
E tu sabes o que é
É a minha parte -Não" 

A enfadonha lamina esta boa e em condições
Estou a sangrar muito e a sentir-me doente
Embora tenha de lutar para me manter acordado
Eu continuo a comer mesmo com convulsões"  

Rammstein - Mein Teil

Em jeito de homenagem a uma das minhas séries favoritas (Hannibal), tentei recriar um dos pratos do famoso e carismático Dr.Hannibal Lecter, conhecido pelos seus gostos excêntricos, dotes culinários e canibal nos tempos livres.
Para esta receita utilizei perna de cordeiro e não a proteína sugerida (perna humana) na serie por motivos morais, éticos e diga-se de passagem, judiciais e legais...
Um dos motivos que atraiu-me para a realização deste prato foi a curiosidade em cozinhar em barro. O resultado final traz uma carne suculenta e tenra.
 O próprio acto de partir o barro na mesa também acrescenta teatralidade á refeição e algum show-of...

Ingredientes:
- 1 perna de cordeiro sem osso (aprox 1kg)
- 100 gramas de toucinho
- 500 ml de vinho branco
- 2 colheres de sopa de colorau
- 1 colher de chá de grãos de pimenta preta esmagados
- 4 cravinhos da índia esmagados
- 1/2 colher de chá de açafrão
- 2 cebolas grandes
- 1 cabeça de alho
- 1 ramo de salsa
- 3 folhas de loureiro
- Azeite q.b.
- 200 gramas de banha de porco
- 2 limões
- Vinagre
- Sal grosso
- Papel vegetal para envolver a perna de cordeiro
- 1kg de barro

Limpar e retirar o bedum do cordeiro e deixar durante 12 horas em água, limão e vinagre no frigorífico.
Findo este tempo, escorrer bem e preparar a marinada juntando vinho verde, colorau, os grãos de pimenta esmagados, quatro cravinhos esmagados, cebola, cabeça de alhos, salsa, folhas de louro, azeite, banha de porco e sal grosso. Barrar por dentro e por fora com a marinada. Deixar a marinar em temperatura ambiente durante uma hora.
Retirar a perna de cabrito, retirar o excesso da marinada,e rechear com o toucinho. Envolver com o papel vegetal. Estender o barro, colocar a perna de cabrito no meio. Moldar o barro á volta da perna tendo o cuidado de não haver fugas nem buracos no barro. Com o excedente do barro decorar a gosto. Levar a forno quente (220 +/- graus) durante 1:30.


Bon appetit

4 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar conosco! Eu sempre quis saber esta receita!

    ResponderEliminar
  2. Faz muito tempo que eu estou a procura desta receita

    ResponderEliminar
  3. Sem diferença dos pernis que já assei, só não usei a argila. Essa receita não influencia na textura e umidade da carne devido à enorme quantidade de gordura utilizada. Tentem umas forma mais saudável.

    ResponderEliminar