quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Memorias...aventuras e pequenos prazeres...Arroz doce à marroquina...



Mais uma sobremesa...e mais um arroz doce...Existe em mim uma certa obsessão com este doce. Um dos favoritos dos portugueses por sinal, e onde cada um (pelo menos todos aqueles que já tentaram fazer) têm a sua teoria. Uns cozem primeiro o arroz em agua e só no final juntam o leite, outros adicionam ovos, outros (estes sim manhosos) juntam preparados instantâneos ao arroz, mas tal como diz a musica de Antonio Variacoes, quando fala um português, falam dois ou três. O que interessa é que no final o resultado seja o mais saboroso e agrade as pupilas gustativas e também nos dé memorias agradáveis e que perdurem. Falando de memorias, sempre que faço arroz doce ( e lá vamos cair no velho cliche, começei a cozinhar por causa da minha avo bla,bla,bla...) fazem-me lembrar os bons momentos vividos na mesa com a minha "Mami" emprestada onde aprendi a fazer este doce de uma forma mais simples, onde hoje em dia complico um pouco mais a coisa...Mais ao encontro do meu gosto pessoal e das minhas raízes marroquinas. Já agora este foi o doce que permitiu-me  participar recentemente nas audições do segundo casting do masterchef português, que decorreu no terreiro do paço, onde cozinhei juntamente com outras 500 pessoas. Apesar de não ter conseguido passar para os 50 primeiros, achei espectacular que os portugueses hoje em dia sabem cozinhar ao nível dos melhores...acho que eu e outras 499 pessoas demos algumas dores de cabeça aos júris :).
Cá fica a receita, e como sempre, espero que gostem:

Arroz doce à moda marroquina:

Para o arroz:
- 70 Gramas de arroz carolino
- 2 Lt de Leite gordo
- 100 Gramas de açúcar
- 0,1 ml da infusão de flor de laranjeira
- Raspas de uma laranja (só o vidrado, cuidado para não ficar nenhuma parte branca)
- 1 pau de canela
- Sal q.b.
Para o crumble:
- 20 gramas de caramelo
- 20 gramas de pistácios sem sal e sem cascas
- 20 gramas de noz
- 2 colheres de sopa de coco ralado

- Ferver a infusão de flor de laranjeira juntamente com o sal..
- Deixar o arroz abrir um pouco na fervura da água e de seguida adiciona-se o leite (que vai ser fervido numa panela á parte, juntamente com o pau de canela e as cascas de laranja) em pequenas quantidades, sem deixar que o leite evapore totalmente. Deve-se mexer constantemente. 

Para o crumble:
- Fazer um caramelo bem doirado e reservar. 
- Entretanto tostar ligeiramente os restantes ingredientes. Levar a triturar os restantes ingredientes juntamente com o caramelo arrefecido. Atenção não triturar muito, pois o objectivo é que ainda fique com alguma textura. 
- Para empratar, coloque o arroz por baixo e no topo o crumble. 

Grau de dificuldade: Este já começa a dar algum trabalho...
Tempo: 2 horas
Calorias: Estaria a mentir ao dizer que este pequeno prazer não engorda nem um bocadinho....



1 comentário: