quarta-feira, 23 de abril de 2014

Lições do abismo...e açorda de marisco!!!

Mais uma experiência, mais uma receita e mais memorias... Todos os meu pratos por norma vêm de um local a que eu chamo de abismo. Abismo esse que não são mais do que as minhas memorias de infância. Aquilo que ontem  fui e que já pertenci, foi de outra pessoa que já não é presentemente. Recordo-me que detestava este prato em especial e o porque dos mais adultos acharem que era uma iguaria fora do comum...Pois ingénuo era eu...pois infelizmente era daquelas crianças que detestava comer e hoje finalmente descobri que esse é um dos maiores prazeres...Outras tantas primaveras e outonos mais tarde trago um prato que é hoje um dos meus favoritos. Já agora ao contrário de outras açordas, gosto de utilizar a broa, porque dá uma textura que recorda-me, novamente, as papas de milho que comia quando era mais novo!!! Estas meninices e memorias que estão sempre ligadas a nós,.Uma forma de simbiose que nos permite evoluir e nos construir enquanto indivíduos!!! E é essa individualidade que nos permite crescer enquanto amantes de cozinha, mas paradoxalmente, também de mimar aqueles que amamos ao presenteá-los com o melhor que sabemos fazer e partilhar aquilo que muitas vezes aprendemos sozinhos nos nossos pequenos laboratórios a que chamamos de cozinha.


  • 500 g de camarão ;
  • 500 g de broa de milho ;
  • 3 dentes de alho ;
  • 4 colheres de sopa de azeite ;
  • 1 ramo de coentros (pequeno) ;
  • 3 ovos ;
  • sal ;
  • pimenta ;
  • piripiri
  • Coentros picados
Confecção:
Cozer os camarões em pouco água e côa-se esta.
Junta-se a água do camarão e leva-se ao lume a concentrar. Rega-se o pão com esta água.
Alouram-se os dentes de alho com o azeite e introduz-se  o raminho de coentros. Deixar fritar durante 1 minuto e juntar o pão. Mexer com uma colher de pau de modo a obter-se uma açorda homogénea mas muito mole.
Retirar os coentros e tempera-se com sal, pimenta e piripiri.
Introduzir camarão na açorda, envolver e retirar do lume.
Juntam-se imediatamente os ovos, envolver bem e polvilhar com os coentros.

Sem comentários:

Enviar um comentário