quinta-feira, 1 de maio de 2014

Sintra e os seus travesseiros!!!

Desta vez saiu deste laboratório de sabores, um ex-libris da cozinha de Sintra. E como bom habitante do concelho de Sintra procurei honrar da melhor maneira este doce secular!!! Doce, crocante por fora, e mole por dentro, o travesseiro de Sintra perfaz uma perfeita aventura de sabores e contrastes de texturas. Espero ter dignificado a receita, apesar de desta feita, fiz um pouco de batota ao ter utilizado massa folhada já preparada. Um bem haja e espero que apreciem!!!





Água de flor de laranjeira: 2 colheres de sopa
Canela: 1 colher de chá
Açúcar: 500 g
Gemas: 10
Doce de chila escorrida: 200 g
Amêndoas peladas e raladas: 150 g
Canela em pó: 1 colher
Açucar em pó
Massa folhada 200 gramas (  Fiz um pouco de batota ao ter utilizado massa folhada já preparada, mas se estiverem atentos nas próximas publicações, irei colocar aqui uma receita que raramente falha de massa folhada!!!!

Com o açúcar e 2,5 dl de água deixe ferver durante dois minutos junte a água de flor de laranjeira. Deixe ferver um minuto e retire do lume.
 Junta-se à restante calda á amêndoa e adicionar igualmente o doce de chila.
Retira-se do calor e deixa-se amornar.
Batem-se ligeiramente as gemas, junta-se um pouco do doce anterior, mexe-se e junta-se o restante.
Leva-se ao lume mexendo sem parar, em lume brando até começar a espessar.
Deixe arrefecer ligeiramente o preparado interior. Uma vez morno recheie pequenos rectângulos de massa folhada. Enrole em pequenos travesseiros e feche bem as pontas desse travesseiro. Polvilhe com canela e açucar em pó e leve este preparado a forno quente até dourar.

Sem comentários:

Enviar um comentário